quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Semântica exercício

01-Compare estes dois enunciados:
      _ Rubens e Márcia estão se separando, você sabia?
      _ Rubens está se separando deMárcia, você sabia?

Em ambos os enunciados, a separação do casal é inevitável. Porém os dois apresentam diferença de sentido.
a) Qual é essa diferença?
b) Levante hipóteses: a que se deve essa alteração de sentido?

02- No poema que você vai ler, o autor faz um jogo com as palavras formadas pelo prefixo super. Leia-o.
                     SUPER
             Superpopulação
             Superpoluição
             Superstição
             Supertensão
             Socorro, super - homem!!!
a) Como o eu lírico do poema se sente? Que verso mostra isso ao leitor?

b) Como podemos interpretar os dois primeiros versos do poema?

c) Que sentidos podem ser atribuidos ao terceiroe ao quarto versos do poema?

d) Que sentido do prefixo super agrega às palavras que compõem o poema?

03- Considerando os trechos abaixo, identifique o hipônimo e o hiperônimo ( o genérico e o específico ), do mesmo campo semântico.
 a) A criança, o jovem, o adulto e o idoso necessitam de afeto, carinho e solidariedade, porém o ser humano parece ainda não se dar conta desse fato.

b) A flora é intensamente prejudicada pelo descaso do homem. Àrvores, flores, frutos morrem diáriamente devido à excessiva poluição.

04- Leia estes grupos de palavras:
     1º- honestidade, fidelidade, preguiça, sinceridade,perseverança.
     2º-verde, vermelho, amargo, alaranjado, cor-de-rosa.
     3º- colibri, borboleta, beija-flor, pardal, canário.
a) Em cada grupo de palavras, existe uma que não pertence ao mesmo campo semântico das demais. Indique-a.

b) As palavras de cada grupo que pertencem ao mesmo campo semântico podem ser hipônimos de um hiperônimo. Quais são esses hiperônimos?


        Polissemia, é a propriedade que uma palavra tem de apresentar vários sentidos.

05- Há, na língua portuguesa, inúmeras palavras que se referem a dinheiro. Por exemplo, quando o Estado é o beneficiário do dinheiro do contribuinte ( indivíduos ou instituições ), esse dinheiro recebe o nome de imposto ou tributo.
   _ Identifique na relação abaixo o beneficiário do dinheiro designado por estes termos:                garçons     agiotas     bancos     filhos     noivas     proprietários     mendigos        advogados      autores comerciantes     sócios     pensionistas     escolas     queixosos     empregados em geral.

a) honorários                     g) indenização
b) mesada                         h) salário
c) pró - labore                   i) dote
d) anuidade                        j) lucro
e) gorjeta                           l) renda
f) juros                              m) pensão

06- O humor da tira se constrói a partir do uso de palavras antônimas:
          NÃO IMPORTA                                IMPORTA     É
            SE VOCÊ    É                              O QUE VOCÊ TEM
                  FEIO OU                                   POR DENTRO !
                 BONITO!
a) Quais são as palavras antônimas em que se baseia o humor da tira?

b) Essas palavras indicam características externas ou internas?

c) Por que a última palavra empregada pela personagem é responsável por criar humor?



                

      

Leitura

Leia o livro Por que ler os clássicos?, de Ítalo Calvino.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Os Lusíadas

 Uma obra para ser mais do que lembrada...Depois de ler o maior texto poético da língua portuguesa, você percebe as passagens correspondentes às margens que dariam vida aos personagens da viagem de Vasco da Gama em busca do caminho marítimo para as Índias, tarefa vencida com ousadia e fascínio ao mesmo tempo.
                                             Inês de Castro
 "Estavas, linda Inês, posta em sossego, de teus anos colhendo doce fruito, naquele engano da alma, ledo e cego, que a fortuna não deixa durar muito..."

Os Fascinantes anos 20 (ações para o banquete litero cultural 2010)

 Os Fascinantes Anos 20 foi um trabalho desenvolvido pelos alunos do terceiro ano da manhã, na disciplina literatura com a professora Lucilene.

Alunos do 3º ano manhã da Escola Salomão Matos















Julian







            COMO FAZER UM POEMA DADAISTA...
Para fazer um poema dadaísta. Pegue um jornal, a tesoura, escolha um artigo do tamanho que deseja dar a seu poema. Recorte em seguida com atenção algumas palavras que formam esse artigo e meta-as num saco.Agite suavemente. Tire em seguida cada pedaço um após o outro. Copie conscienciosamente na ordem em que elas são tiradas do saco. O poema se parecerá com você...( Gilberto Mendonça).



Alessandra, Raiza e Marilyn






Os Fascinantes Anos 20, é uma ação do projeto denominado Banquete Lítero Cultural desenvolvido na Escola Salomão Matos, coordenado pelo núcleo de Linguagens, Códigos e suas Técnologias ( professores: Lucilene Alcântara, Lidiane Negrão, Fernanda Cruz, Suziane e Naudir Assis).





O compromisso é uma característica de pessoas inteligentes, esforçadas e vocês são justamente essas pessoas que aqui estão assumindo a responsabilidade de repassar o que conhecem sobre os fascinantes anos 20 como: Demolição e ruptura, e Experiências Vanguardistas.





Apresentação de uma revista falada, sobre os fascinantes anos 20, com a primeira Guerra Mundial , foi posto um ponto final no otimismo da belle époque.Nesse clima de incerteza e insegurança, surgem diversas correntes de vanguarda - Cubismo, Futurismo, Expressionismo, Dadaismo e Surrealismo, que quebram os padrões de artes vigentes e provocam calorosos debates.