quarta-feira, 18 de abril de 2012

Artigo

INCLUSÃO DIGITAL DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

                                                                        Lucilene Soares Alcântara1

                                                                    Clara Alvino de Andrade2


RESUMO
Este artigo tem por finalidade desenvolver um trabalho voltado para a inclusão digital de alunos com necessidades especiais, mostrando as limitações apresentadas por eles de acordo com o nível de ensino aprendizagem. O projeto foi desenvolvido na instituição de Ensino Médio Salomão Matos que está localizada no município de Salvaterra. A temática abordada foi a Inclusão  digital de alunos portadores de Necessidades Especiais , tendo como principais estratégias, pesquisa de ação: entrevistas, levantamento de dados envolvendo a comunidade escolar e familiar.

  PALAVRAS CHAVE: Pessoas com necessidades especiais, inclusão digital, tecnologia.



INTRODUÇÃO   

     A mudança acontece constantemente no nosso dia a dia e essa  disparidade  está presente principalmente na tecnologia que vem sofrendo grandes transformações no mundo inteiro e  em todos os sentidos.

     A tecnologia é de suma importância em nossa vida, pois hoje devemos acompanhar as mudanças que acontecem radicalmente na era digital, e nós enquanto professores devemos nos adequar a essas mudanças que nos possibilitam a interagir com o mundo, aprendendo sobre mídias e tecnologias que traz grandes desafios e descobertas em nossa trajetória pessoal e profissional.

      A inclusão digital tem sido um assunto bastante discutido, tanto no segmento educacional quanto no social, no entanto falar de inclusão não é tarefa fácil, porém necessária. Contudo, encontram-se muitas barreiras que impedem que estas políticas de inclusão sejam realmente efetivadas. E essas barreiras tem vários fatores, observa-se  no que diz o autor:





 A cada avanço da tecnologia digital, mais e mais pessoas deixam de ter acesso às informações trazidas por meio dessa nova tecnologia, estes indivíduos são denominados excluídos da sociedade da informação. Alguns dos motivos que levam a essa exclusão digital são os fatores econômicos, educacionais, de deficiência física ou cognitiva (CARVALHO, 2003).



      Neste sentido o presente estudo tem por objetivo conhecer a realidade das pessoas portadoras de necessidades especiais incluídas no laboratório de informática e propor sugestões que facilitem essa interação com os meios tecnológicos.

     Há pessoas que não são iguais, uns apresentam limitações e outros a falta de capacidade para desenvolver certas atividades. Por isso, em se tratando de educação é necessário que haja pessoas disponíveis e que conheçam esse tipo de limitação para que possam aceitar e desenvolver ações  junto com a escola. A escola Salomão Matos, possui dois professores que exercem funções no laboratório de informática, que contribuem bastante para a inserção dos alunos portadores de necessidades especiais. 

     Baseado nisto, e também para tentar amenizar o sentimento de preconceito  algumas pessoas não  acreditam no potencial das pessoas portadoras de deficiência, por isso  foram criadas leis de proteção ao deficiente. Estas leis não visam apenas diluir o preconceito existente, mas também, facilitar a inclusão deste grupo de pessoas na sociedade com acesso as novas tecnologias que estão cada vez mais avançadas.

       A inclusão da pessoa portadora de deficiência com as tecnologias, não pode mais ser considerada um problema individual; do portador e de sua família. Ao incluir uma pessoa com necessidade especial é passar por cima das dificuldades e abrir novas oportunidades.

 





2. INCLUSÃO DIGITAL

      O conceito de inclusão digital está ligado ao da inclusão social, pois  atualmente o computador é uma ferramenta de aquisição e aprimoramento do conhecimento, possibilitando o acesso à educação, ao trabalho e entretenimento (FERREIRA, 2004).



     A inclusão digital trata-se de um pequeno número de cidadãos que tem acesso às novas tecnologias da informação, à internet e a todos os benefícios que ela pode oferecer. Diante disso, acredita-se que a missão por meio de toda tecnologia é buscar resultados positivos nas transformações oferecidas por elas, construir conhecimentos utilizando os mesmos para estabelecer e ampliar um universo social para todos. Nas estratégias propostas em uma entrevista com algumas famílias envolvidas com a temática, verificou-se a confiança das mesmas  em relação a escola, apesar de oferecer poucos recursos no que diz respeito ao tema abordado.

     Do ponto de vista social, as dificuldades se dão em função do despreparo dos educadores atuantes em laboratórios de informática, muitas das vezes acontece do professor assumir o laboratório para ter determinada carga horária e acaba não facilitando a inclusão que é muito falada, pois funciona apenas a teoria.

     Muito se escuta falar na inclusão digital, mas de que forma acontece a tão falada inclusão? Na escola observada a tentativa de inclusão com os meios tecnológicos e aos poucos com ajuda dos professores de apoio, os alunos portadores de necessidades especiais estão interagindo, apresentando trabalhos com o uso das ferramentas, mas que não deixa de ser um grande desafio, tanto para os professores quanto para os próprios alunos que apresentam limitações.

     Sabe-se, que em outras não acontece nem pelo menos essa tentativa de incluí-los, em grande parte é a falta das ferramentas, o espaço que as demais não disponibilizam, em outras existem em números menores, mas não há pessoas capacitadas para desenvolver atividades com as mídias.

     Contudo, a escola Salomão Matos propõe projetos com ações a serem desenvolvidas a partir da utilização das tecnologias que possui. Dessa forma,  ela dá oportunidades aos alunos em geral a conviver com as diferenças





3.TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

     Atualmente, o meio em que vivemos está permeado pelo uso de técnicas e recursos tecnológicos, fazendo do computador uma ferramenta que vem auxiliar o processo ensino/aprendizagem nas questões do cotidiano trazidas até a sala de aula. É muito importante o compromisso do docente e a escola deve impor-se de questionar e discutir os aspectos da informática dentro da evolução da sociedade juntando nesse processo as transformações às vezes não percebíveis. Dessa forma, o uso da tecnologia vem proporcionar a todos uma nova forma de pensar e de transformar diante desse novo mundo globalizado.



       A tecnologia e educação não devem estar dissociadas, pois a educação exerce um papel fundamental na vida do aluno preparando-o para enfrentar o mundo com mais firmeza, principalmente no que diz respeito ao aluno portador de necessidades especiais, dando oportunidades para um novo cenário em que a tecnologia é a ferramenta indispensável para descobertas de novos conhecimentos  no processo ensino aprendizagem.

     A escola deve oferecer diversas possibilidades ao aluno para que ele construa o seu saber de modo significativo. O computador, como uma ferramenta pedagógica, enriquece as aulas tornando-as mais dinâmicas e motivadoras, favorecendo a construção do conhecimento e ao desenvolvimento da aprendizagem. O professor é um elo de conexão entre o aluno e o conhecimento. Seu trabalho deve ser de mediador, auxiliando o aluno no seu processo de construção através de uma aprendizagem colaborativa, onde o conhecimento não termina em si mesmo.

     Portanto, esse cenário requer um olhar diferente, em que todos dentro do ambiente escolar sejam envolvidos para que haja a inclusão de forma objetiva em que cada um possa contribuir com responsabilidade assumindo seu papel mediante as necessidades e dificuldades encontradas pelo caminho. Por isso, a proposta lançada para a escola em estudo é que os demais professores atuantes no laboratório possam criar projetos com ações a serem desenvolvidas com os recursos tecnológicos que a escola possui. 







REFERÊNCIA

CARVALHO, José O. F. de. O papel da interação humano-computador na

inclusão digital. Revista Transi formação. Programa de Pós-Graduação em

Ciência da Informação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Campinas, SP. v. 15, n. 3, edição especial, setembro/dezembro, p. 75-89, 2003.

FERREIRA, José Rincon. Inclusão Digital. In: O FUTURO da Indústria de.

VALENTE, J. A. Informática na educação: uma questão técnica ou pedagógica? Pátio Revista Pedagógica, Porto Alegre, ano 3, n. 9, p.21-23, 1999.