sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Banquete lítero cultural

Os alunos da Escola Salomão Matos estão se preparando para o proximo evento que será realizado em novembro para a comunidade em geral. O projeto Banquete Lítero Cultural desenvolvido pelo núcleo de linguagens, códigos e suas tecnologias. Desde já ,sinta-se convidado especial!


O BANQUETE FOI MUITO BOM!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Comentário sobre o Barroco (Gregório de Matos)

  Caratcterísticas 
O estilo barroco nasceu da crise de valores renascentistas ocasionada pelas lutas religiosas e pela crise econômica vivida em conseqüência da falência do comércio com o Oriente. O homem do Seiscentismo vivia um estado de tensão e desequilíbrio, do qual tentou evadir-se pelo culto exagerado da forma, sobrecarregando a poesia de figuras, como a metáfora, a antítese, a hipérbole e a alegoria.
Todo o rebuscamento que aflora na arte barroca é reflexo do dilema, do conflito entre o terreno e o celestial, o homem e Deus (antropocentrismo e teocentrismo), o pecado e o perdão, a religiosidade medieval e o paganismo renascentista, o material e o espiritual, que tanto atormenta o homem do século XVII. A arte assume, assim, uma tendência sensualista, caracterizada pela busca do detalhe num exagerado rebuscamento formal.

Barroco

http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/historia/historia_trab/formacaoportugal/barroco02.jpg
 O tempo barroco denomina genericamente todas as manifestações artísticas dos anos 1600 e início dos anos 1700. Além da literatura, estende-se à música, pintura, escultura e arquitetura da época.
Mesmo considerando o Barroco o primeiro estilo de época da literatura brasileira e Gregório de Matos o primeiro poeta efetivamente brasileiro, com sentimento nativista manifesto, na realidade ainda não se pode isolar a Colônia da Metrópole. Ou, como afirma Alfredo Bosi: "No Brasil houve ecos do Barroco europeu durante os séculos XVII e XVIII: Gregório de Matos, Botelho de Oliveira, Frei Itaparica e as primeiras academias repetiram motivos e formas do barroquismo ibérico e italiano". Além disso, os dois principais autores Pe. Antônio Vieira e Gregório de Matos tiveram suas vidas divididas entre Portugal e Brasil. Por essas razões, neste capítulo não separaremos as manifestações barrocas de Portugal e do Brasil.
Em Portugal, o Barroco ou Seiscentismo tem seu início em 1580 com a unificação da Península Ibérica, o que acarretará um forte domínio espanhol em todas as atividades, daí o nome Escola Espanhola, também dado ao Barroco lusitano. O Seiscentismo se estenderá até 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana, já em pleno governo do Marquês de Pombal, aberto aos novos ares da ideologia liberal burguesa iluminista, que caracterizará a segunda metade do século XVIII.
 
 No Brasil, o Barroco tem seu marco inicial em 1601 com a publicação do poema épico Prosopopéia, de Bento Teixeira, que introduz definitivamente o modelo da poesia camoniana em nossa literatura. Estende-se por todo o século XVII e início do século XVIII. O final do Barroco brasileiro só se concretizou em 1768, com a fundação da Arcádia Ultramarina e com a publicação do livro Obras, de Cláudio Manuel da Costa. No entanto, já a partir de 1724, com a fundação da Academia Brasílica dos Esquecidos, o movimento academicista ganhava corpo, assinalando a decadência dos valores defendidos pelo Barroco e a ascensão do movimento árcade

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

PRODUÇÃO DE TEXTO ( 2ª atividade )

                        Ética  e  cidadania
     Muitas vezes é possível ilustrar uma dissertação com dados de uma pesquisa.
Informações colhidas em livros, jornais, revistas ou na internet enriquecem o texto e comprovam a veracidade dos fatos. Sempre que possível, indique a fonte das suas informações.
     Antes de escrever uma dissertação com o titulo "tarefas iguais, salários iguais," reflita sobre os seguintes dados:

* As mulheres ocupam 41% do mercado de trabalho no Brasil.
* Apesar de possuirem mais escolaridade do que os homens, ganham menos do que eles.
* A taxa de desemprego é de 12% entre as mulheres e 7,9 % para os homens.
* 30% das mulheres que trabalham tem o nivel médio completo. Entre os homens, este percentual é de apenas 21%.
* As mulheres ganham, em média, 48% do salário pago aos homens.
                                                         ( Pesquisa Nacional no IBGE,2001)

     Faça uma dissertação, argumentando contra a discriminação salarial da mulher pelo mercado de trabalho, ilustrando com dados pertinentes, entre os fornecidos acima. Ao escrever, tenha em mente a diferença entre tese e argumento.

    : Atenção Antes de escrever, ordene as ideias que servirão para a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alunos da Escola Oscarina Santos.

Alunos do 6º ano brincando e aprendendo com jogos.
                                                                                 





Alunos do 6º ano,da Escola Oscarina Santos produzem jogos educativos na disciplina de língua portuguesa com a professora Lucilene Alcântara; para revisar os gêneros, número e grau do substantivo. São alunos de nove a dez anos
construindo jogos pedagógicos, que ficarão como recursos na biblioteca da escola.






jogos pedagógicos são recursos que o próprio professor pode construir com as alunos dentro da sala de aula, tornando sua aula mais interessante, prazerosa, mudando a sua rotina com novas metodologias e despertando a curiosidade dos alunos.
                                                                            






alunos da 9º ano



Produzir também é uma forma interessante de aprendizagem, por meio do jogo de pescaria os alunos da 9º ano do péríodo da manhã, conseguiram revisar rapidamente os conteúdos estudados para o segundo semestre.




Essa dinâmica é realizada com o jogo da memória feito pelos os próprios alunos. Parabéns!

 


O teatro com fantoches foi uma outra forma de observar o nível de aprendizagem dos alunos da 9º ano. Os fantoches fabricados por eles na sala de aula, foi um ingrediente perfeito para incentivá-los a estudar as figuras de linguagem, através de histórias produzidas por eles mesmo. Foi muito interessante porque pude observar o quanto foi válido a ideia de fazer a aula se tornar prazerosa para todos e o mais importante, é que realmente conseguiram atingir os objetivos propostos.